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Salvador, Palermo, Italy
Me chamo Maiara, nasci em Salvador-Bahia em 1988, mas no momento estou morando em Palermo capital da Sicilia na Italia desde Dezembro de 2011. Adoro cachorros, não vivo sem musicas, amo cozinhar, sou massoterapeuta, bem casada com um italiano, amo decoração, Trarei dicas de moda, maternidade, gastronomia, casa, saúde, e algumas curiosidades de quem viaja muito e mora fora do Brasil. Espero que gostem, que participem e que possamos nos encontrar sempre neste espaço. Um beijo carinhoso,

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01/04/2013
 Oi gente!!!

Hoje vamos dar continuidade ao post sobre yoga e vamos falar sobre os beneficios e o ritual para iniciantes.
Eu estou cada vez mais convinta sobre essa pratica, e já comecei a ver os beneficios já na primeira semana.

Como a ioga proporciona bem-estar e equilíbrio

Segundo o ''Yoga-Sutra'', os asanas, posições físicas da ioga, desviam a atenção dos pensamentos para o corpo, aquietando a mente. Com a mente calma, livre do turbilhão que costuma nos tomar de assalto, a respiração sob controle (exercícios respiratórios, os pranayamas, são a parte principal da prática), a tendência é a auto-observação, a concentração, o autoconhecimento e, no fim das contas, a transcendência. ''Os asanas trabalham o equilíbrio interno. Existem, por exemplo, asanas para desenvolver determinação, tolerância, disciplina... Cada vez que o praticante permanece em uma posição, seu estado de consciência se eleva, E, à medida que a pessoa se aperfeiçoa, reforça a qualidade relacionada àquela postura''.

Como a prática milenar pode melhorar a saúde

O equilíbrio do sistema nervoso está no cerne dessa capacidade. ''Há asanas, o chamados bandha-asanas, que atuam diretamente no sistema nervoso autônomo, propiciando a calma''. ''Já outros, como a posição invertida (em que o praticante fica de cabeça para baixo), preparam o corpo para situações adversas, como tensão e estresse''. Segundo o médico, a fisiologia humana está adaptada ao estado normal do corpo - ou seja, em pé, sem torções, contorções ou estripulias. Quando a pessoa altera essa lógica (o que acontece nas posições da ioga), o organismo tem que se readaptar - o que acaba fazendo bem. A lista de benefícios atribuídos à ioga é enorme. Para início de conversa, estimula o funcionamento de todas as glândulas, da tireóide à hipófise e ao pâncreas, e dá força à coluna vertebral. ''É sabido pela medicina que a coluna mantém a saúde do ser humano. Dela, partem nervos que dão suporte para os sistemas neurovegetativo e nervoso. Com a coluna forte, você também vai ter emoções equilibradas''. ''A maioria começa a praticar ioga para ficar com o corpo sarado. Mas, se a pessoa tiver um bom professor, vai despertar para um caminho maior.'' Por ''caminho maior'', entenda-se meditação, uma das oito partes do método indiano.

Ritual para iniciantes

Preferencialmente, a ioga deve ser praticada em local arejado e silencioso -ou com uma música suave de fundo. Com um colchonete fininho, roupas bem confortáveis e pés descalços. Também é recomendável evitar alimentos e líquidos pesados (como milk-shakes e vitaminas) nas duas horas que precedem a prática. Pela manhã, ao acordar, ou à tarde, depois de todas as atividades, são os melhores momentos para se fazer as seqüências de asanas (pronuncia-se "ássanas"), como são chamadas as posições da ioga. Durante a execução, a respiração deve ser feita somente pelo nariz, nunca pela boca. A respiração nasal acalma o ritmo de todo o corpo e facilita a concentração.

Bjinhos e um ótimo inicio de semana.









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